Escritório de contabilidade em Niterói – Canoas

Se você busca Escritório de contabilidade em Niterói – Canoas, escolher o seu contador pode ser uma tarefa complexa. Na região existem muitas empresas e profissionais independentes, mas é importante que você considere alguns pontos antes de decidir a quem vai confiar algumas decisões estratégicas da sua empresa.

O motivo é que a contratação de um profissional ou empresa contábil vai muito além de uma obrigação fiscal. Hoje seu papel é muito mais amplo: no lugar de uma figura necessária para cumprir a legislação, o contador se torna um parceiro estratégico do empreendedor.

Por isso, não se trata de uma escolha que possa ser delegada, que possa ser reduzida a uma ou duas competências ou que deva seguir apenas a indicação de um amigo. Diante desse desafio, se você mora, tem empresa ou pensa em abrir uma empresa em Niterói – Canoas, vamos te ajudar a fazer essa escolha.

Importância da escolha do contador

Como você sabe, contar com um contador é essencial. A atuação de um profissional de contabilidade é imprescindível em empresas de todos os portes e é regida pelo artigo 1.179 do Código Civil. Nesse aspecto, a escolha deve partir de parâmetros objetivos, de acordo com a formação e o nível de conhecimento técnico.

Mas o domínio da área não deve ser analisado por si só. Há ainda uma outra questão relevante a ser considerada: A capacidade de agir de forma estratégica, de pensando como dono do negócio, faz do contador, hoje, uma figura ainda mais importante.

Agora o contador é um aliado do qual você, empresário, não pode (e não quer) abrir mão. Especialmente no Brasil, um país que dificulta tanto o empreendedorismo. Por aqui, a mortalidade de empresas é considerada muito alta, pelo menos em comparação com países mais desenvolvidos.

Para você ter uma dimensão mais clara do problema, basta lembrar: a maioria dos negócios não sobrevive ao segundo ano de vida.

Alguns dos motivos:

– Falta de conhecimento do gestor em administração de empresas
– Foco demasiado nas operações, deixando a gestão de lado
– Alta e complexa carga tributária
– Dificuldade no controle financeiro.

Como sair dessa armadilha?

A resposta não poderia ser outra: profissionalização da gestão. Nesse sentido, o contador é o especialista que vai ajudar a colocar ordem na casa. Ele pode ajudar muito a organizar as informações sobre os seus resultados financeiros, o que permite que você se oriente pelo que os números dizem, e não só pelo seu feeling empresarial.

Com sua orientação, você pode entender melhor seus custos, margens, tributos, taxas e tudo que parece impedir seu negócio de dar lucro. Esse profissional ajuda até a desvendar se você está tendo lucro de fato ou se sua projeção financeira apresenta alguma falha.

Antes mesmo de tirar o negócio do papel, o contato com um contador pode acelerar a criação da empresa e levar o seu empreendimento para o rumo correto bem mais rápido do que se você caminhasse por conta própria, sem esse auxílio.

Bom, agora que entendemos exatamente a importância desse profissional, vamos partir para a escolha da melhor opção para o seu caso.

Critérios para a escolher o contador em Niterói – Canoas

Escritório de contabilidade em Niterói - Canoas

Se ainda tem dúvidas, selecionamos alguns dos critérios que você pode adotar ao se lançar no mercado em busca de uma empresa contábil:

Por especialidade do contador

Da mesma forma que em outras profissões, existem contadores que se especializam em determinadas áreas ou atividades. Enquanto há os que só trabalham com consultoria, existem os que se especializam no segmento varejista, e outros que são melhores com logística e por aí vai.

Por isso, antes de optar por um profissional, considere sua experiência. Veja se ele apresenta um histórico que o credencie a ser um parceiro na hora de pensar no crescimento de sua empresa.

Por afinidade com a tecnologia

Estamos em plena era da contabilidade digital, o que significa dizer que, sem os recursos tecnológicos, não é possível se manter à frente da concorrência, tampouco pensar em crescer.

O movimento de transformação das práticas contábeis já se faz perceber há algum tempo até mesmo no contexto governamental. O SPED contábil está aí, forçando os contadores a se ajustarem aos procedimentos que utilizam exclusivamente o ambiente online para execução de atividades.

E se a contabilidade é estratégica, torna-se fundamental que, junto ao conhecimento das formalidades, esteja a capacidade de antecipar-se estrategicamente. Assim, é igualmente importante que o contador saiba utilizar um software para contadores que seja integrado à gestão financeira da empresa.

Em sinergia com os profissionais de finanças (ou o setor financeiro), seu negócio dificilmente será pego de surpresa, ou seja, as chances de passar algum aperto financeiro serão bastante reduzidas.

Por perfil profissional do contador

Até agora, destacamos a necessidade de se contar com um contador que vá muito além das questões burocráticas do trabalho. Já vai longe o tempo em que o profissional de contabilidade ocupava funções menos nobres, em salas comerciais desorganizadas, cheias de livros contábeis empilhados sobre as mesas e abarrotadas de papéis.

O uso da tecnologia baseada na nuvem (cloud computing) abriu horizontes até então pouco explorados pelos contadores. Hoje o contador pode se integrar completamente às demandas de seus clientes e atuar proativamente na assessoria contábil e financeira, de olho no resultado e na estratégia da empresa.

Assim, com mais tempo para a análise de dados e menos funções operacionais, a contabilidade consultiva ganha cada vez mais adeptos. Surge então um novo especialista, que é útil não apenas para preencher documentos e auxiliar em dúvidas fiscais, mas também para orientar decisões em um mercado cada vez mais ágil e dinâmico.

Escolha do contador por indicação

Mesmo que você esteja ciente de todos os requisitos necessários para nortear suas buscas, pode ser que ainda sim não se sinta confortável o bastante para escolher. Na dúvida, a boa e velha indicação continua sendo uma forma de minimizar as chances de erro. Por sinal, você já leu nossos depoimentos?

O princípio aqui é relativamente simples: se deu certo com uma pessoa exigente, então tem maior chance dar resultado para a sua empresa. Contudo, não deixe de avaliar a indicação à luz dos critérios já expostos até aqui.

Por frequência na comunicação

Embora não seja um aspecto mandatório, a capacidade de se comunicar e fornecer feedbacks constantes é bastante desejável. Contadores que mantêm canais de comunicação sempre abertos e ativos mostram-se muito mais eficazes em relação às suas atribuições estratégicas.

Planejar significa antecipar, e onde não há diálogo, não se pode prever nada, concorda? Felizmente, esse é um traço que pode ser trabalhado, até mesmo em profissionais mais “discretos”. Tudo vai depender da relação que será estabelecida entre você e o especialista escolhido.

Por que escolher a Schinoff Contabilidade em Niterói – Canoas?

Trazemos em nossa bagagem, mais de 25 anos de experiência em diversos projetos, em empresas de todos os tamanhos. Além disso, trabalhamos com foco totalmente consultivo, atuando de forma estratégica para a evolução do seu negócio.

Com nosso apoio, você terá meios de projetar cenários, medir o custo de suas operações, antever as consequências da implementação de novos métodos ou processos e muito mais. Trabalhando de forma, quando suas finanças passam a ser guiadas com o auxílio efetivo do contador, você toma decisões verdadeiramente embasadas.

É muito diferente do que seria, se você decidisse cortar gastos sem grande planejamento, com uma visão muito estreita, apenas porque em um mês suas vendas foram reduzidas. Em síntese, a ideia é que seus DREs e Balanços Trimestrais deixam de ser um apanhado de números desconexos, ganhando novos sentidos na hora de orientar decisões.

Se você está procurando um contador em Niterói – Canoas, entre em contato conosco! Clique aqui.

Estamos localizados na rua Primeiro de Maio, 1740 – Bairro Niterói, Canoas – RS. Entre em contato por telefone ou email e agende uma reunião.

Leia também:

– Como Abrir Uma Empresa: Passo A Passo Para Realizar!
– Pequenas Empresas Precisam De Contador?
– Registro De Empresas: As Diferenças Entre MEI, ME, EPP, EI E EIRELI
– IRPF 2024: Escolha Um Contador Experiente
– Imposto De Renda 2024: Escolha Um Contador Experiente
– Escritório De Contabilidade Em Canoas: Acerte Na Escolha
– Qual A Diferença Entre MEI e Microempresa
– Registro De Empresas Em Canoas
– Limite Faturamento MEI 2023
– Imposto De Renda Em Canoas: Conte Conosco
– Registro de empresas: As diferenças entre MEI, ME, EPP, EI e EIRELI

× Fale Conosco